Pages

Subscribe:

Labels

Pages

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Pão de queijo caseiro


Ingredientes:
1saco de Polvilho Azedo de 500gr.
1 copo de água 200ml.
1 copo de leite 200ml.
1 copo de óleo canola 200ml.
1 colher de sopa de sal.
1 ovo
Meio queijo Minas Tipo Padrão, ralado grosso (as embalagens do supermercado já vêm em meia lua, o equivalente a meio queijo)
  Preparação:
1- Colocar o polvilho azedo em um bowl e ir adicionando o copo de água, apertando o polvilho com a mão até sentir que ele muda de textura. De arenoso para algo mais soft.
2- Pegar uma panela e colocar o óleo, o leite e o sal. Mexer até que fique homogêneo e continuar mexendo até que ferva. Deixar ferver um pouco (a tendência é que suba) portanto continue mexendo.
3- Este é o momento de jogar a mistura fervida no bowl , onde está o polvilho. Jogue aos poucos para que a massa não fique muito mole. Sempre sobra um pouco dessa mistura (óleo, leite e sal), portanto adicione ao polvilho, aos poucos. Como a mistura está quente, inicie a mexer com o auxílio de uma colher e depois aperte e mexa bastante a massa com a mão e vá adicionando aos poucos a mistura até que a massa fique de consistência firme, não deixando muito mole. Você verá que a massa não ?cola? muito na mão.
4- Chegou o momento de adicionar o ovo (clara e gema). A partir dessa adição, a massa passará a grudar na mão e você após apertar e mexer bastante a massa, precisará de uma espátula tipo ?pão duro? para tirá-la da mão.
5- Vá jogando o queijo ralado grosso e continue mexendo com a mão até que o queijo fique bem misturado à massa.
6- O preparo acabou, agora pegue uma colher de sorvete pequena e faça as bolinhas colocando-as em uma forma untada de óleo ou manteiga. Não faça bolas muito grandes e também não faça as bolinhas na mão, pois dá aspecto de pão de queijo industrializado. Muito certinho e uniforme.
7- Asse em fogo médio pré-aquecido e acompanhe até que fique assado e com aspecto ?amarelinho? e um pouco tostado, +- 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário