Pages

Subscribe:

Labels

Pages

terça-feira, 15 de maio de 2012

Balas de Coco




*Jane Olá pessoal Faço bala de coco (que aqui em Minas chamamos de bala Delícia) há uns 8 anos. Faço por encomenda e, quase não dou conta de tanto pedido. Faço branquinha, recheada e gelada. Minhas balas, modéstia a parte, já foram até para o exterior (Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca e outros) por pessoas que têm parentes fora e levam. O pior é que as balas passeiam e eu fico, rsrsrs. Agora difìcilmente perco uma bala, mas no começo, nem sempre foi assim. A primeira vez que fiz, uma vizinha veio à minha casa e me explicou. Depois fui fazer sozinha e aí vi que não era tão fácil como parecia. Às vezes ficava boa, outras açúcarava, sem contar as bolhas na mão (ela me disse que tinha que puxar quente). Aos poucos, fui conseguindo descobrir como fazer para não perder a bala. Embora não seja tão fácil, também não é tão difícil (eu sou teimosa, quando quero uma coisa, não desisto). Até parece aquela propaganda: sou brasileira, não desisto nunca, rsrsrs.

Para quem não está acostumada, é melhor fazer meia receita de cada vez.Vamos por passos:

BALA DE COCO (BALA DELÍCIA)

1 vidro de 200 ml de leite de coco (integral)
a mesma medida de água
1 kg de açúcar refinado

1º passo: A panela tem que ser de alumínio.
2º passo: A pedra tem que ser mármore ou, no máximo, granito e tem que estar bem gelada. Se necessário, colocar um saco plástico com pedras de gelo, no mármore, até ficar bem frio.
3º passo: Colocar o leite de coco, a água e o açúcar na panela e mexer bem (fora do fogo) até dissolver o açúcar.
4º passo: Com um pincel molhado em água, limpar as bordas da panela, pois se ficarem cristais de açúcar, a bala pode açucarar.
5º passo: Levar ao fogo e não mexer mais. A calda vai subir e depois começar a abaixar (reduzir). Quando estiver borbulhando e começar a amarelar, abaixe o fogo e comece a testar o ponto.
6º passo: O Ponto: com a ponta de uma colher, tire um pouco de calda e jogue sobre uma xícara, com água em temperatura ambiente, fazendo movimentos circulares. A calda cai em fios. Pegue esses fios com os dedos e tente quebrá-los. Se quebrar como se fosse vidro, está no ponto. Caso contrário, continue testando até chegar ao ponto, sempre trocando a água da xícara.
7º passo: Vire no mármore untado com margarina (não use manteiga, pois a bala fica rançosa mais rápido, diminuindo sua durabilidade). Importante: não raspe a panela, apenas vire-a no mármore e deixe escorrer a calda, senão ela pode açucarar.
8º passo: Quando as beiradas da massa começarem a endurecer, comece a virar a massa no mármore, colocando na parte que está mais fria. Quando ficar na temperatura da mão, comece a puxar, até que fique branquinha e riscada. Então, corte com tesoura e deixe secar espalhadas sobre o mármore ou um tabuleiro. Após secar, colocar em recipiente tampado. Desse jeito, dura por uns 7 dias, fora da geladeira. Se quiser colocar na geladeira (sempre tampada), ela dura até mais de um mês. Se quiser congelar, dura até 1 ano.
Pode ser feita gelada ou recheada.

Quando termina de cortar a bala ela ainda está dura. Só vai ficar macia depois de algumas horas (geralmente 6 a 8 horas depois).

Fadua Tbm faço bala delícia
Sou mineira e lá se faz muito a bala delícia, chamada de bala de coco em Sampa.
O segredo é que na hora que se coloca os ingredientes na panela ainda frios, não podem ser mexidos com colher só com o dedo, leve ao fogo.
A mistura vai ferver, ficar atento para não deixar cair da panela, vai diminuindo e subindo o fogo, quando reduzir bem esse líquido e ficar meio amarelado no centro, pega-se com uma colher de inox um pouco da bala e despeje em um copo com água fria, formará um fios retire com os dedos e se quebrar, já está no ponto.
Despeje em uma pedra de mármore untada com manteiga sem sal.
As bordas esfriam mais rápido (o ponto correto de enrolar) é qd consegue ficar com os dedos no centro da bala contando até dez, eu unto minhas mãos com um pouquinho de manteiga e sempre chamo mais uma pessoa para me ajudar a puxar.
Vai puxando e torcendo ao mesmo tempo, o doce vai ficando perolado puxe o mais fino que puder fazendo fios de + ou -
8cmt e corte com tesoura.
As balas ficam puxentas, após algumas horas elas desmacham na boca.
São maravilhosas, por isso se chamam Bala Delícia!
Recadinho pro Mauro pode tentar com essa receita que não haverá erro...abraços

Minha receita
Bala Delícia!!!!!

2 garrafinhas de leite de coco
1 kilo de açúcar
1 xic de água

Faça uma calda em ponto de vidro com a água e o açúcar (mexer com dedo antes de ligar o fogo, não pode colocar colher, só quando for conferir o ponto num copo de água fria)
Quando der ponto acrescente o leite de coco, assim que começar amarelar e soltar do fundo, está bom, colocar em mármore untado com manteiga (sem sal)
Quando esfriar puxar até ficar branco, cortar com tesoura

*Jane Bala Delícia
Fadua, eu mexo com colher mesmo (antes de ir ao fogo) e sempre deu certo.
Ana Flávia, infelizmente ainda não descobri um jeito de cortar bala que não seja com a tesoura. Já vi uma culinarista na tv marcar a bala com uma espátula de metal e deixar secar no mármore. Quando estiver seca, bater os cordões de bala no mármore para separá-las, mas fica um corte feio e ainda ocupa o mármore. Eu corto com a tesoura sobre um tabuleiro, onde ficam até secar. Só então coloco em embalagens plásticas fechadas. 
 
Fonte: Petitchef
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário