Doce de leite:
Colocar o leite com a canela no fogo até ferver. Deixar amarelar. Acrescentar o açúcar e mexer com uma colher de pau até engrossar. Servir em compoteira. A colher de pau hoje não é muito aceita na cozinha, devido a sua difícil higienização. Prefira o uso do polietileno
Doce de abóbora:
Colocar em uma panela a abóbora o açúcar e a canela, levar ao fogo e deixar cozinhar bem, mexendo de vez em quando para não grudar. Acrescente o coco ralado e continue a cozinhar até ficar brilhante.
Doce de abóbora em calda:
Corte a abóbora em cubos. Desmanche a cal em 2 litros de água fria e despeje sobre as abóboras. Deixe descansar por 2 horas. Escorra e elimine a água. Lave os pedaços de abóbora em água corrente por 2 ou três vezes. Coloque o açúcar e a água em uma panela e leve à fervura, adicione os cravos e a canela. Fure de leve os pedaços de abóbora para que absorvam a calda e coloque-os na panela. Ferva em fogo baixo para que os pedaços de abóbora fiquem firmes, porém macios. Retire-os com uma escumadeira e coloque em uma compoteira. Reduza a calda até o ponto de fio e despeje sobre as abóboras. Deixe esfriar antes de servir.
Compota de goiaba:
Em uma panela, coloque o açúcar, a água, a canela e leve ao fogo até que forme uma calda grossa. Junte as goiabas e deixe cozinhar por 15 minutos ou até ficarem bem macias. Retire do fogo, coloque em uma compoteira e sirva.
Compota de manga:
Descasque as mangas e corte em fatias grossas. Em uma panela, misture o açúcar e a água e deixe ferver por 10 minutos. Espere esfriar e leve a geladeira em recipiente tampado.
Convidado: Edivânia Reis |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário